fbpx

A leitura está em todos os lugares

Share this post

A leitura pode ser realizada com diferentes intenções e em diferentes situações. Lemos para pesquisar, para aprender, para conhecer os fatos, para atuar na sociedade e para fruir, viajar, conhecer. Lemos em casa, na rua, na escola, na biblioteca.

Segundo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra e, independente do motivo ou do local da leitura, é fundamental saber que ela faz parte de nós. Ela amplia nosso olhar sobre o mundo e nos torna mais empáticos. Ao nos depararmos com mundos tão diferentes dos nossos, com enredos tão atípicos ou até típicos, aprendemos que somos humanos.

Além disso, ela pode proporcionar espaços de diálogo. Comentem sobre os livros, jornais e sites lidos! Mostre que a leitura está em todo lugar e que é preciso ler o mundo que nos cerca.

Olhe pela janela do carro e peça, por exemplo, que seu filho ou sua filha leia o que vê, relacione com os conhecimentos construídos e comente. Se possível, associe a vivência a um romance, um poema ou uma letra de música. O contato com mundos diferentes, com narrativas distantes de nós e com momentos históricos distintos promove a ampliação que temos do mundo.

Imagine-se vendo um ponto apenas, com uma visão limitada. O que verá a não ser um ponto? A ampliação da imagem pode lhe mostrar que aquele ponto era, na verdade, uma criança andando pela praia e, ampliando ainda mais, você pode ver que ela está rodeada de outras criança. Seriam os capitães da areia? A leitura nos impede de acreditar em um ponto, ela amplia nossa capacidade de duvidar. Ela é concreta e definitiva.

Incentive a prática da leitura em casa, na sua instituição de ensino e no seu ambiente de trabalho.

Gostou do artigo de hoje? Então conheça mais sobre a iPressnet!

Somos uma gráfica digital com mais de 18 anos de experiência no mercado educacional. Imprimimos livros e apostilas para escolas e instituições de ensino de todo Brasil.