fbpx

Saiba como escolher o gênero literário para o seu livro

Share this post

Você está pensando em começar a escrever um livro mas ainda não decidiu qual gênero literário escolher? Essa é uma dúvida de muitos leitores e escritores, pois no meio de tantos gêneros diferentes, com suas peculiaridades, regras e público-alvo diversos, pode parecer difícil optar por algum.

Mas afinal de contas, como escolher entre tantos? Não há uma única e exata resposta para isso, mas existem algumas dicas que podem facilitar o processo. Leia a seguir:

Pesquise e conheça os gêneros literários

É muito importante que você conheça os principais gêneros e suas subdivisões. Por exemplo, você sabe diferenciar uma poesia de uma prosa e quais são suas diferenças?

Comece estudando e lendo obras sobre os gêneros que mais te interessam, assim você amplia seu repertório e entende melhor as características de cada um.

Identifique seus gostos e preferências

Depois de aprender e conhecer os gêneros literários, é hora de refletir sobe seus gostos pessoais. O que você mais gosta de ler? Quais tipos de cenários, personagens e temas mais te chama atenção? Qual deles te traz mais emoções? Depois de responder a essas e outras perguntas, faça uma lista dos seus livros preferidos e entenda o que eles têm em comum.

Experimente diferentes tipos literários

Uma forma de descobrir qual gênero utilizar é experimentando diferentes tipos e colocando em prática, escrevendo diferentes tipos de textos, como contos, poemas, prosas, crônicas, diários, cartas etc. Explore diferentes temas, cenários, personagens e estilos, e analise qual o seu sentimento em relação a cada um. Qual foi mais prazeroso e conseguiu expressar da melhor forma suas ideias?

Não se prenda a um único gênero

Você não precisa se limitar a apenas um dos gêneros, experimente misturar elementos de diferentes tipos. Faça testes até você se sentir confortável e satisfeito com o resultado.

E para você que já seguiu todos esses passos e está com a sua obra pronta para impressão, conte com a iPressnet! Entre em contato.