fbpx

Clubes do livro ganham força em meio à pandemia

Clubes do livro ganham força em meio à pandemia

Share this post

Você sabia que com a pandemia, o número de pessoas buscando Clubes do Livro Online aumentou?

Hoje trouxemos um tópico super interessante para tratar aqui no blog da iPressnet! Nós já sabemos que a ideia de criar um Clube do Livro não é novidade pra ninguém, porém é curioso observar que, com o distanciamento social ocasionado pela pandemia, as pessoas estão buscando novas atividades coletivas e a leitura foi uma das escolhidas.

Durante a pandemia e o distanciamento social, a leitura, que já havia sido abandonada por muitos, voltou à tona! Houve um crescimento na venda de livros em torno de 25%, segundo o Sindicato Nacional de Editores de Livros e a Nielsen – SNEL, em relação a 2019.

De onde vieram os Clubes do Livro

Os Clubes de Leitura atuais tiveram origem no século 18, quando grupos puritanos americanos se reuniam para estudar a Bíblia, e aristocratas e burgueses franceses se encontravam para ler livros e discutir as novidades. Com o passar do tempo e a democratização dos livros, esse hábito foi se popularizando e tomando novas formas, como por exemplo, a criação do Círculo do Livro, que foi criado em 1973.

O Círculo do livro foi uma editora que funcionava como um clube no qual os sócios recebiam uma revista promocional com o acervo e os lançamentos, e se reuniam para discutir os tópicos do mês periodicamente. Mas esta foi outra realidade que acabou caindo no esquecimento, e durante a pandemia, diferentes Clubes de Leitura do século 21 ganharam força e se adaptaram ao ambiente virtual.

Na atualidade

É possível notar o aumento significativo de buscas dos internautas por grupos de discussões literárias nas redes, onde conseguem interagir com vários outros participantes, indicar leituras, elaborar tópicos relacionados aos livros que estão sendo discutidos, e principalmente, tentar estreitar os laços das nossas relações.

Fazer parte de atividades coletivas está em nosso DNA, e não tem momento melhor do que este para nos adaptarmos a uma nova realidade que vem com novos desafios.

Esses encontros de diferentes leitores, aumentam as possibilidades de compreensão do livro, pois cada leitor traz sua visão de mundo, interpretações e pontos de vista diferentes para a conversa.

Podemos concluir então que os Clubes do Livro, são espaços importantíssimos para exercitar a fala, criar empatia, saber interpretar e ouvir o outro, além de promover redes de relações e diálogo, que são essenciais para o nosso desenvolvimento pessoal.