fbpx

O que é criação literária?

O que é criação literária?

Share this post

Se você tem vontade de transformar suas ideias e histórias em obras publicadas, lidas pelo público, e até se tornar um Best-seller, confira as dicas no blog de hoje.

O que é a criação literária?

Pode-se dizer que é a produção de escritos com o objetivo de alcançar o público em geral, seja ele de viés artístico ou não.

Exemplos de criação literária que poucos pensam a respeito, mas que a maioria de nós já produziu são as teses, dissertações e TCC. Além disso, temos também textos artísticos, sendo eles geralmente obras de ficção.

Criação literária e Storytelling

Um termo relacionado à criação literária é o storytelling, que podemos entender como “contar histórias”. Ele visa o desenvolvimento de textos, fazendo com eles que fiquem cativantes e atrativos.

Esse é um estudo importante que não deve ser pulado, pois formam narrativas bem estruturadas, facilitando a assimilação da história pelo cérebro humano, consequentemente gerando maior interesse dos leitores.

Como funciona o processo da criação literária?

A escritora Dani Ferreira definiu 5 etapas em seu processo de criação literária, que são:

  1. Incubação: nessa etapa o escritor busca uma ideia com um significado, realiza pesquisas sobre o tema e o deixa ganhar forma em sua imaginação, deixando a criatividade fluir;
  2. Descoberta: etapa em que o escritor realiza perguntas sobre a ideia e investiga seus aspectos para conhecê-la por inteiro;
  3. Planejamento: Aqui o autor usa técnicas de escrita criativa e storytelling para estruturar a narrativa;
  4. Escrita: essa é a etapa de execução, onde o escritor fará a criação literária utilizando dos estudos e planejamento feitos nas etapas anteriores;
  5. Revisão: como última etapa, o escritor deve revisar sua obra e lapidá-la, retirando trechos em excesso e que não funcionam bem com a estrutura planejada, reduzindo ao máximo erros de digitação, incoerências etc.

Publique sua obra

Como dissemos no início, a finalidade da criação literária é a produção de obras que serão levadas ao público.
Publique sua obra e seja lido, acolha as críticas construtivas e use-as para aprimorar suas próximas criações.

Conte com a iPressnet para te ajudar nesse processo. Nos envie seu material e veja ele ganhar forma com a nossa impressão digital! Entre em contato.