fbpx

Dia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Poesia

Share this post

Muitos escritores podem achar a poesia um tanto desafiadora, enquanto outros a veem como uma forma de pensamento livre.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode escrever poesia; basta um pouco de criatividade e sensibilidade.

Principais formatos para compor poesias

Texto rimado: você pode criar rimas variadas, deixando a criatividade fluir. A forma mais comum é compor estrofes de quatro ou cinco linhas, fazendo a primeira linha rimar com a terceira, a segunda com a quarta e assim por diante. Seja criativo e experimente diferentes combinações.

Texto livre: neste estilo, a identidade do autor deve ser marcante, de forma que o leitor reconheça sua autoria ao ler a poesia. O texto livre geralmente é composto sem rimas, mas conta uma história ou expressa sentimentos de maneira mais intimista.

Estilo Limerique: é um poema escrito em cinco versos, com as rimas definidas nas 1ª, 2ª e 5ª linhas entre si, e as 3ª e 4ª linhas também rimando entre si. São versos curtos e diretos.

Existem muitos outros formatos. É essencial pesquisar e estudar para encontrar aquele com o qual você mais se identifica.

Escolha o tema do seu livro

Saiba o que te inspira. Suas experiências de vida podem trazer ótimas ideias para poesias. Pense no tema e entenda qual visão você deseja transmitir, e se consegue compor textos livres ou líricos.

Tome cuidado para não perder o rumo, começando com um assunto e terminando em outro. Mantenha a definição e aplique-a em todos os textos.

Organize seus poemas

Toda obra deve ser organizada, utilizando elementos como índices, capítulos, tópicos e numerações que ajudam a estruturar seu livro da melhor maneira possível.

Escolha bem o título

Além de pensar no conteúdo, um ponto muito importante é saber escolher o título certo, pois ele pode gerar ou não expectativa nos leitores. Um título com uma ligação especial com memórias, poesias, temas, é mais representativo para o público.

Hora de dar vida ao livro

Depois de todo o processo de diagramação, revisão textual e a criação de uma boa capa, a próxima etapa será a impressão. Nessa hora, procure por uma gráfica de qualidade, com impressoras de última geração e mão de obra qualificada. A qualidade do seu livro não é algo apenas estético, mas traz autenticidade e personalidade à sua obra.

Para isso, conte com os serviços da iPressnet. Está na hora de escrever o seu livro de poesias. Entre em contato e faça acontecer.