fbpx

Biblioteca do futuro – A espera de anos por leituras impressas

Imagem De Uma Biblioteca Cheia De Livros Com A Frase Na Frente Escrito Em Branco Biblioteca Do Futuro A Espera De Anos Por Leituras Impressas Logo Após A Frase Tem O Desenho De Uma Árvore Branca Com Uma Criança Lendo Um Livro Embaixo Dela

Biblioteca do futuro – A espera de anos por leituras impressas

Biblioteca do futuro – A espera de anos por leituras impressas

Você já parou pra pensar como seriam as bibliotecas do futuro? Com a grande demanda tecnológica e os novos meios de entregas de conteúdos online é difícil responder essa pergunta. Mas será mesmo que no futuro os livros impressos e a oportunidade de sentir aquele cheiro de livro novo ou antigo vai acabar? Se depender da Artista Escocesa Katie Peterson a resposta é não!

Isso porque a artista desenvolveu um projeto denominado “ The Future Library”, que já está em andamento desde 2014. Como início do seu projeto, Katie plantou 1000 mudas de Abetos Noruegueses na floresta de Nordmarka, para que daqui a 100 anos sejam impressas 1000 cópias de 100 obras de autores diferentes, através do papel feito destas árvores. Mas a ideia, que já é incrivelmente inusitada, não para por aí. 

As obras devem ser entregues em anos diferentes, por diferentes autores, sempre no mês de outubro, para serem guardadas e conservadas em uma área exclusivamente construída para elas na biblioteca de Oslo. Lá os visitantes têm acesso ao manuscrito, com o nome dos seus escritores e título da obra, apenas!

O projeto todo tem características parecidas com as famosas cápsulas do tempo, porém, não é essa a ideia principal. Raramente somos encorajados a pensar na conexão entre o livro que estamos lendo e a árvore que criou o papel em que ele foi impresso. A ideia da biblioteca do futuro é criar essa conexão, lembrarmos o que é plantar uma semente e ter o dom da paciência de esperar, porque a recompensa valerá a pena. 

É muito importante manter vivo para as próximas gerações o bom hábito de leitura em papel impresso e com o projeto finalizado isso será possível, além de trazer também o lado lúdico de tempo e criatividade, que fizeram toda a diferença na hora da escolha dos artistas para a criação das obras. 

Sabemos que para 2114 ainda falta muito tempo, e que muitos perderão a oportunidade de ver este projeto concluído ou ler algum dos livros. Mas é gratificante sabermos que nossa herança está sendo plantada, e que no futuro nossos queridos livros feitos em papel ainda serão cenário de grandes histórias. 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *