fbpx

A espera de anos por leituras impressas

Biblioteca do futuro – A espera de anos por leituras impressas

Share this post

Biblioteca do futuro

Você já parou pra pensar como seriam as bibliotecas do futuro? Com a grande demanda tecnológica e os novos meios de entregas de conteúdos online é difícil responder essa pergunta. Mas será mesmo que no futuro os livros impressos e a oportunidade de sentir aquele cheiro de livro novo ou antigo vai acabar? Se depender da Artista Escocesa Katie Peterson a resposta é não!

Isso porque a artista desenvolveu um projeto denominado “The Future Library“, que já está em andamento desde 2014. Como início do seu projeto, Katie plantou 1000 mudas de Abetos Noruegueses na floresta de Nordmarka, para que daqui a 100 anos sejam impressas 1000 cópias de 100 obras de autores diferentes, através do papel feito destas árvores. Mas a ideia, que já é incrivelmente inusitada, não para por aí.

As obras devem ser entregues em anos diferentes, por diferentes autores, sempre no mês de outubro, para serem guardadas e conservadas em uma área exclusivamente construída para elas na biblioteca de Oslo. Lá os visitantes têm acesso ao manuscrito, com o nome dos seus escritores e título da obra, apenas!

É muito importante manter vivo para as próximas gerações o bom hábito de leitura em papel impresso e com o projeto finalizado isso será possível, além de trazer também o lado lúdico de tempo e criatividade, que fizeram toda a diferença na hora da escolha dos artistas para a criação das obras.

Nós, da iPressnet, sabemos que para 2114 ainda falta muito tempo, e que muitos perderão a oportunidade de ver este projeto concluído ou ler algum dos livros. Mas é gratificante sabermos que nossa herança está sendo plantada, e que no futuro nossos queridos livros feitos em papel ainda serão cenário de grandes histórias.