fbpx

Leitura e desenvolvimento cognitivo

Share this post

A leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, pois é através dela que somos capazes de ler e conhecer histórias, culturas, hábitos de vida e diferentes sociedades.

Segundo o médico e estudioso, Dráuzio Varela, o ato de ler estimula diversas áreas do cérebro humano, sendo um dos mais completos exercícios. A leitura apresentada ao sujeito desde a infância contribui para o desenvolvimento da cognição humana.

Durante a leitura, a compreensão, o poder de síntese, o conhecimento e o desenvolvimento intelectual é aprimorado. A leitura exige um processo cognitivo não natural para o cérebro, necessitando de estímulos externos constantes.


Segundo Rochele Fonseca, uma das principais formas de estímulos à leitura e escrita está relacionada à inspiração entre as gerações. A influência pelos pais ou avós é fundamental para que os hábitos de leitura sejam experimentados, adquiridos e depois enraizados nas crianças.


O livro deve ser introduzido junto com os demais brinquedos como mais um objeto de prazer, de exploração do mundo, sendo assim emparelhado com todas as possibilidades de se divertir e de conhecer o mundo. Ler é uma atividade cognitiva complexa e desafiadora. Por isso, em geral, se os pais não incentivarem, poucas serão as crianças e os adolescentes que espontaneamente terão o gosto por ela.


Além disso, a interação gerada pela leitura em família é benéfica para o cérebro. Ler em conjunto com as crianças é o melhor remédio para dificuldades cognitivas e/ou socioemocionais. Ao ler e contar histórias para seus filhos, netos ou sobrinhos, estará ajudando a criança a desenvolver linguagem, inteligência, imaginação, criatividade, entre outros tantos ganhos cada vez mais evidenciados por pesquisas.