fbpx

Como incentivar a leitura através da música?

Como incentivar a leitura através da música?

Share this post

Aqui na iPressnet, entendemos como a leitura é muito importante nas diversas áreas do conhecimento. E, por isso, os nossos clientes pertencem a gamas de conteúdo que não estão necessariamente ligadas ao mundo literário. Dessa forma, podemos perceber que a leitura está presente e pode ser incentivada por meio de áreas como a música, por exemplo.

Para incentivar a leitura por meio do estudo da música, os professores e instrutores de canto e instrumentos precisam atrair o olhar dos alunos e a resposta para isso está na diversidade. O ideal é trabalhar com letras e partituras que promovam o desejo em aprender e replicar o material distribuído, fator responsável por melhorar a qualidade de leitura e estimular o uso constante de interpretações textuais e da criatividade. Além disso, a melodia não precisa ficar restrita apenas às salas de aula de música, ela pode ser utilizada em escolas como uma forma de ensino interdisciplinar, como as citadas abaixo.

• “Família” da banda Titãs para estudar interpretação e ortografia;
• “Monte Castelo” da banda Legião Urbana para estudar sobre intertextualidade e estruturação de poemas;
• “Mulheres de Atenas” de Chico Buarque de Holanda para estudar sobre figuras de linguagem, mitologia grega e estruturação de poemas;
• Symphony No.5 de Beethoven para estudar sobre Classicismo;
• Músicas escritas nas línguas estrangeiras ensinadas na escola para praticar pronúncia, escrita e interpretação.

Quer inserir a música no material didático da sua escola ou fazer apostilas específicas para essa forma de arte? Então vem para a iPressnet! Aqui temos experiência e equipamentos para garantir que o seu produto seja um sucesso.