fbpx

Dia Internacional do Livro Infantil: 5 dicas para escrever um bom livro infantil

Dia Internacional do Livro Infantil

Share this post

Em 2 de abril, comemoramos o Dia Internacional do Livro Infantil, data selecionada para destacar a importância da literatura voltada para crianças e prestar homenagem ao renomado escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor da obra “A Pequena Sereia”.

Dessa forma, essa ocasião serve como uma oportunidade para promover o hábito de ler desde cedo, reconhecendo a leitura como uma parte essencial do desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos jovens leitores.

Os livros infantis não só incentivam a criatividade, imaginação e pensamento crítico das crianças, como também fortalecem os laços familiares quando compartilhada entre pais e filhos.

Para celebrar esses materiais tão importantes para a formação humana, separamos 5 dicas de como elaborar uma boa obra infantil:

Compreenda o público-alvo e utilize a linguagem adequada:

Identifique a faixa etária do seu público e adapte a linguagem, temas e estilo do livro de acordo com a idade pretendida para conseguir capturar a atenção dos seus pequenos leitores.

Crie personagens diversos e cativantes:

Desenvolva personagens interessantes e envolventes que enfrentem desafios ou dilemas com os quais os jovens leitores possam se identificar.

Tamanho e estrutura do livro:

Quando falamos de literatura infantil, é preciso ter em mente que a narrativa, quantidade de ilustrações e número de páginas deve ser de acordo com a idade do público-alvo para facilitar a compreensão do conteúdo.

Narrativa aberta para continuações:

Deixe espaço para possíveis sequências, pois as crianças geralmente gostam de continuar acompanhando as aventuras dos personagens.

Estabeleça uma rotina de escrita:

Reserve um tempo específico diário para escrever e desenvolver sua história, estabelecendo uma rotina que o ajude a progredir e concluir o manuscrito com sucesso.

Finalizou a escrita do seu livro? Agora é com a iPressnetEntre em contato para darmos inicio a impressão da sua obra.