fbpx

Dia Nacional da Alfabetização / Benefícios do livro didático na alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização / Benefícios do livro didático na alfabetização

Share this post

alfabetização é a porta para o enriquecimento do indivíduo através da educação, desenvolvimento cultural e formação de cidadania. Hoje, 14 de novembro, celebramos o Dia Nacional da Alfabetização, uma data que reconhece a importância de saber ler e escrever para a sociedade brasileira.

Para aprender a ler e escrever, as crianças contam com um recurso muito especial que é o livro didático. Ele é o primeiro contato de muitos estudantes com as letras, as palavras e as histórias. Com ele, eles descobrem o prazer da leitura, a curiosidade pelo mundo e a imaginação sem limites.

Mas esse material não é só isso, ele também ajuda a entender os textos, a desenvolver a autonomia e a aprender outras matérias, como literatura, matemática e muito mais. Esse recurso tem uma linguagem simples e um vocabulário adequado para cada idade.

Assim, os alunos conseguem compreender o que leem, sem dificuldades, além de também abranger vários assuntos, desde os clássicos da literatura até os problemas do cotidiano, contribuindo para a formação completa dos estudantes.

Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, dizia que a “leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra”, mostrando como a alfabetização, mediada pelo livro didático, leva a uma sociedade mais justa e consciente de seus direitos.

O recurso não só auxilia no aprendizado individual, mas também orienta a escola na formação de cidadãos. Seu papel se destaca durante o processo de alfabetização, moldando o desenvolvimento das crianças e influenciando as gerações futuras.

Com a impressão sob demanda, os livros didáticos podem ser impressos em pequenas quantidades, de forma rápida e eficiente, atendendo às demandas das escolas e dos alunos, sem desperdício de papel.

Na iPressnet, você pode imprimir seus materiais sob demanda, com qualidade, rapidez e segurança. Nós somos a sua parceira na educação, pois sabemos que o estudo é a chave para o desenvolvimento do Brasil, peça já um orçamento!