fbpx

A influência da tecnologia na infância

A influência da tecnologia na infância

Share this post

A tecnologia já é inevitável nos tempos modernos, ela está presente em quase todos os aspectos da vida humana, seja nos transportes, trabalho, conhecimento, socialização, conexões e diversos outros. Porém, como isso afeta o desenvolvimento das crianças do século 21?

É muito comum que crianças desde muito cedo tenham contato com a tecnologia, pelos celulares dos pais, computadores ou tablets, é inevitável seu acesso às telas.

As atividades recreativas tradicionais, como a amarelinha, esconde-esconde e pega-pega, estão se tornando raras, uma vez que não são vistas como as brincadeiras favoritas da infância moderna, já que a tecnologia em nossa sociedade é referência de lazer, trabalho e conhecimento.

Nesse sentido, esta tecnologia toda influencia diretamente no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças, o que pode ser uma coisa positiva, se o tempo que elas passam em frente as telinhas for bem aproveitado, com a supervisão de adultos, onde a criança pode aprender através de atividades e jogos.

É importante os pais saberem o que seus filhos acessam na internet, com regras e horários definidos.

Ainda é importante o estabelecimento de regras e horários, lembrando que a agressividade e ansiedade pelo não uso da tecnologia, são geradas pela falta de limites na utilização dos aparelhos, não o contrário.

Nos dias atuais existem diversas maneiras de interagir com o conhecimento, seja ele na frente do celular ou não, e não se pode negar que o uso das tecnologias vêm muito a acrescentar como fonte de pesquisa e motivação.

É importante frisar apenas que não podemos descartar as atividades analógicas, como ler um livro em conjunto, brincar ao ar livre e se exercitar com frequência. Tudo isto auxilia no desenvolvimento de uma criança proativa, inteligente e com sede por conhecimento, que também tem interesse pelo mundo não-digital.

LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *