fbpx

Como estimular a leitura nas férias

Share this post

As novas gerações já nascem submersas na tecnologia e, com isso, é cada vez mais difícil fazer com que os pequenos comecem a criar o gosto pela leitura. Por isso, a iPressnet, gráfica especializada na impressão de livros, apostilas e material didático, preparou algumas dicas para você, papai e mamãe, ajudar os pequeninos a desenvolverem o gosto pela leitura no período das férias.

Incentivar a leitura por prazer

Não existe nada melhor do que fazer e ler aquilo que se gosta, certo? Por isso, estimule as crianças e jovens a lerem por prazer e não por obrigação. Esta é uma forma saudável de incentivar o desenvolvimento do hábito da leitura naturalmente. Escolha livros que sejam atrativos e que contenham histórias de gêneros literários que mais chamam a atenção dos novos leitores.

Leve para passeios literários

Fazer com que as crianças tenham contato com diversos livros é muito importante. Aproveite as férias para explorar bibliotecas e livrarias. Procure um lugar onde seja possível passar um tempo e sentar-se para ler com calma e conforto.

Deixe que o pequeno escolha o livro que mais lhe interessar, e para estimular ainda mais, leia com ele. Pergunte o que achou da história e qual foi o seu personagem favorito. Isso irá fazer com que ele veja a leitura como um momento de convivência e lazer em família! Além de quase não ter custo algum, é uma ótima oportunidade para a criançada se divertir e aprender.

Dê prioridade às imagens

Quando está no começo da aprendizagem de leitura, a criança tende a se cansar facilmente durante essa atividade. Nessa fase, o ideal é explorar as imagens para mantê-los incentivados, e se for o caso de obras interativas, incentive as propostas de brincadeiras para deixá-los focados no livro.

Leitura de pais e filhos

É natural que as crianças se espelhem nos pais e se influenciem em seu comportamento. Dessa forma, além do estímulo recebido no âmbito escolar, é essencial que os pais mostrem que a leitura está presente em casa também. É comum que os pais leiam para os filhos antes de dormir, mas uma boa dica é que leiam o mesmo livro que os filhos para que, ao fim da leitura, conversem sobre a história. Assim, valoriza-se o aprendizado adquirido e os interesses em comum são descobertos com maior interação.