fbpx

Qual é o valor agregado em ter o aluno com material didático impresso?

Qual é o valor agregado em ter o aluno com material didático impresso?

Share this post

A valorização do livro didático é um diferencial positivo para a formação do aluno e essencial para gerar mais credibilidade para a instituição de ensino, contribuindo assim, de forma positiva em diferentes âmbitos.

O livro é uma peça fundamental inserida na educação, considerado como o meio primordial para agregar valor à aprendizagem. Isso porque o livro didático é um material produzido por especialistas em ensino, contendo em sua essência, a junção de todo esse conhecimento do ambiente educacional.

Neste contexto, a adoção do livro didático no ensino profissionalizante oportuniza ao aluno um novo momento de aprendizagem, a partir de conteúdos complementares e exclusivos. Além disso, o livro é uma fonte permanente de consulta e estudo.

Uma das características principais da integração do livro didático no ambiente educacional é o conteúdo se adequar para diferentes públicos estudantis, pelo fato de ter uma linguagem acessível, com diferentes abordagens, relacionadas aos conteúdos tratados, além de atividades que contribuem para a sua formação como complemento daquilo que estuda, facilitando a absorção do conteúdo.

Um bom livro didático possui características que permitem ao leitor a identificação imediata de seus critérios de qualidade, tais como: o selo do ISBN e autores que tenham formação na área – especialistas, mestres ou doutores. São esses pontos que diferenciam o verdadeiro livro das apostilas, fotocópias e PDFs, tão comuns no ensino de cursos profissionalizantes, por exemplo.

Portanto, do ponto de vista da metodologia de ensino, o valor desse material didático agregado à aprendizagem é de extrema importância. Já, pelo ponto de vista de autoridade, o material impresso oferece mais credibilidade à instituição.

Por fim, caro leitor, gestor ou dono de escolas, sempre enfatize e ofereça um material que preze pelas virtudes da educação, reconhecendo assim, os benefícios de adotar e disponibilizar um material didático que atenda a essas características e ressalte a qualidade do seu ensino como um diferencial da região.