A personalização de capas e contracapas de livros é uma etapa determinante para a atração de novos leitores. Muitas vezes, a capa do livro é o primeiro ponto de contato entre o leitor e a obra.
Antigamente, as capas eram utilizadas apenas para a proteção dos livros, sem a necessidade de possuir aspectos visuais cativantes.
Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, a capa se tornou um espaço para estratégias visuais que atraem os leitores.
Uma capa de livro atualmente contém:
- Imagem que represente o conteúdo
- Cor que compõe a identidade visual da obra
- Título do livro
- Subtítulo ou slogan que complete a ideia central
- Nome ou assinatura do autor(a)
- Editora responsável pela publicação da obra
- Número da edição
Todos esses elementos não são obrigatórios, podendo conter menos ou mais informações, como por exemplo:
- Ano em que a obra foi Best Seller
- Selos de prêmios que o livro conquistou desde a publicação
- Espaços de publicidade entre outros
O que não deve conter na capa de um livro?
- Informações em excesso: poluem a visualização da obra
- Sinopse: ela deve estar localizada na contracapa
- Não adicione elogios ou promessas: O livro é uma obra que nem sempre vai ao encontro da expectativa do leitor, por isso, prometer algo pode ser algo negativo para obras futuras e prejudicar sua reputação.
- Cuidado com a escolha da imagem: não utilize imagens que deixem as pessoas desconfortáveis e que criem uma associação ruim ao seu livro.
Em um mercado editorial cada vez mais disputado, com leitores mais seletivos, é importante que você, autor, saiba as estratégias por trás da produção de uma capa de sucesso que irá chamar a atenção do consumidor.
Agora que você tem o seu livro pronto, com uma capa chamativa e atraente, conte com a iPressnet para dar vida a sua produção! Entre em contato.