No Dia Internacional das Mulheres, resolvemos trazer 4 livros de escritoras que revolucionaram o mundo literário com a forma e conteúdo presentes em suas narrativas
O primeiro livro é o “Frankenstein”, escrito pela inglesa Mary Shelley, que nasceu em 1797, filha dos escritores William Godwin e Mary Wollstonecraft e começou a escrever o seu primeiro livro com 18 anos. A obra “Frankenstein”, conhecida também como “Prometeu Moderno”, surgiu após um desafio criado entre o grupo que a autora estava com Lord Byron, Percy Shelley e amigos, eles queriam ver quem conseguiria escrever a história de fantasma mais assustadora. Esse dia inspirou a autora que simplesmente criou o livro que deu origem ao primeiro romance de ficção científica, entrando na história ao criar um novo gênero literário.
O segundo livro é “Úrsula”, escrito pela brasileira Maria Firmina dos Reis, que nasceu em 1822 no Maranhão e é conhecida como a primeira romancista brasileira. A obra “Úrsula” tem tamanha importância por ter sido escrita por uma mulher negra em uma época em que apenas homens brancos tinham facilidade de publicar livros e por se tratar de um romance precursor da temática abolicionista.
O terceiro livro é “Um teto todo seu”, escrito pela inglesa Virgina Woolf, que nasceu em 1882 e é conhecida pelas suas narrativas feministas. A obra “Um teto todo seu” tem tamanha importância por expor a dificuldade que a mulher passa para conseguir escrever e publicar os seus livros, afirmando que enquanto as mulheres não tivessem o seu próprio dinheiro e um teto todo seu, elas não conseguiriam levar a frente a carreira como escritoras.
O quarto livro é “A Hora da estrela”, escrito por Clarice Lispector, que nasceu em 1920 na Ucrânia, porém foi naturalizada como brasileira. As suas obras costumam impactar por serem escritas de uma forma que causa o estranhamento, utilizando narrativas intimistas, pensamentos não lineares, momentos de epifania e caráter introspectivo. Essas características transformam Clarice Lispector como uma das maiores escritoras do século XX.
Por hoje, essa é a nossa dica de autoras e livros para ler. Desejamos uma ótima leitura nesse Dia Internacional das Mulheres!