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A evolução histórica da alfabetização

A evolução histórica da Alfabetização

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No Brasil, a história da alfabetização está atrelada aos métodos de ensino, principalmente
desde o final do século XIX, gerando várias teorias para um mesmo problema: a dificuldade
das crianças em aprender a ler e a escrever.


O processo de aprendizagem da leitura é visto como uma associação entre respostas
sonoras e estímulos gráficos. Exemplo: o professor inicia ensinando o traçado isolado de
cada letra, e às vezes só parte dela, sem se preocupar com o significado da palavra como
um todo ou do contexto desta em uma frase.


O educador, por sua vez, é um mediador do processo de aprendizagem do educando e,
assim sendo, deve registrar e diagnosticar as dificuldades apresentadas cuidando sempre
para que a sua intervenção pedagógica não provoque bloqueios nesse processo.


O método analítico encaminha o aluno para a realização de uma análise do todo que pode
ser uma frase ou uma palavra para chegar às partes mais simples como as sílabas e do
conhecido para o desconhecido. Exemplo: A professora inicia o seu trabalho de
alfabetização com os alunos começando por uma determinada frase (João trabalha em uma
fábrica de doce) e a partir daí, divide em partes menores extraindo as palavras (trabalha) e
chegando as unidades mais simples como as sílabas (tra-ba-lha).


A alfabetização é umas das etapas fundamentais na vida de uma pessoa, pois, a partir do
momento em que um sujeito aprende a decifrar o código alfabético e principalmente a
entendê- lo, de maneira que consiga interpretar o que lê, ele começa a se tornar o sujeito de
sua própria história.


Aqui na gráfica, temos diversos clientes que oferecem total apoio para que as crianças
aprendam e saibam a importância da alfabetização.