fbpx

6 dicas para otimizar a sua leitura

6 dicas para otimizar a sua leitura

Share this post

Você sente que tem pouco tempo para ler? Infelizmente, estamos tão imersos em tantas atividades e preocupações que sobra pouco tempo para dedicar à leitura. Por isso, criamos este artigo com 6 dicas para otimizar a sua leitura.

Pensando nisso, preparamos esse post, com o intuito de te ajudar a aproveitar o máximo possível do seu momento de leitura.

Segundo, o filósofo e autor do livro “How to Read a Book” (Como ler um livro), Mortimer J. Adler, existem diferentes níveis de leitura.

De acordo com Mortimer, a sequência linear, que seria a do início para o fim, nem sempre é a mais adequada em todas as situações. Já a não linear, pode ser muito útil, dependendo do seu objetivo ao ler um livro ou um texto.

Dicas da sequência não linear:

  1. Sempre leia o prefácio

O prefácio pode ajudar a identificar o tema central do livro, as principais ideias e argumentos do autor.

Descobrir o objetivo do autor é fundamental para uma leitura mais eficaz.

  1. Explore o índice

Analisar o índice te ajuda a entender o caminho percorrido pelo autor. Ele é um grande aliado para quem tem pouco tempo para ler, pois apresenta a estrutura da obra de forma objetiva.

  1. Analise a contracapa

Ela apresenta a sinopse da obra e resume as principais ideias.

  1. Capítulos importantes

Selecione e marque os capítulos que podem ser mais importantes, de acordo com a sua leitura.

  1.  Folheie o livro

Neste tópico, você já terá uma boa ideia central do tema e da estrutura do livro. Agora, folheie a obra e leia alguns trechos que considera importantes.

  1. Leia as últimas páginas

As três últimas páginas podem apresentar um resumo do que foi abordado em todo o livro. Mas, se o livro tiver temas independentes, essa dica poderá ser aplicada às últimas páginas de cada capítulo.

Agora conta para o time da iPressnet: você já usou essas técnicas?

Solicite um orçamento para a impressão dos seus livros e apostilas, clique aqui.