Dificuldade de escrever palavras complexas, texto escrito pouco elaborado, constante uso do corretor ortográfico e até mesmo lentidão na hora de ler algo em público, são alguns sintomas causados pela falta do hábito de leitura.
E dessa vez não podemos culpar a nova geração! Esse problema é antigo, vindo da época da colonização, já que naquela época somente as famílias de elite tinham acesso a livros. E assim o tempo passou… até hoje o povo brasileiro, com certo desinteresse e indiferença, não criou o hábito da leitura.
Além disso, nas escolas os alunos são obrigados a lerem clássicos da literatura, que não fazem parte do seu cotidiano. Acabam pegando “ranço” de leitura e se afundam nos celulares para ler o “resumo do resumo” da obra.
O fato é que a falta desse hábito pode nos trazer uma série de problemas. No âmbito profissional pode limitar o crescimento, pois certas oportunidades exigem uma competência de articulação falada e escrita, que muitos não estão preparados para compor. Isso sem contar a diminuição da autoestima e o sentimento de exclusão que pode trazer.
Comece a ler hoje mesmo! Seja livros impressos ou digitais, leia o assunto que mais lhe interessar e aos poucos esse hábito pode se tornar um prazer!
Porque grandes poderes vem de grandes hábitos, não é?!