Você sabe o que é Greenwashing?
Greenwashing é o termo em inglês utilizado para denominar empresas que passam a falsa visão de “Amigas do Meio Ambiente”. Essas empresas podem ser privadas, públicas ou Organizações não governamentais (ONGS), o termo é o mesmo utilizado para todas, quando praticado a fraude da lavagem verde.
Essa fraude consiste na estratégia de se promover em cima do discurso sustentável, realizando propagandas, marketing e ações sem provas reais dessa responsabilidade. O greenwashing surgiu devido à atual relação dos consumidores com os produtos que eles compram e utilizam no seu dia-a-dia, uma vez que agora, ser sustentável é o básico a se fazer.
As marcas “amigas do meio ambiente” que se preocupam com as causas naturais, têm se tornado a preferência dos compradores, que estão cada vez mais atentos aos rótulos dos produtos e interessados nos seus processos de fabricação, distribuição e reciclagem. Enganar esses consumidores com propagandas enganosas e até mesmo atribuir uma causa positiva onde há várias negativas dentro da empresa, é o famoso greenwashing.
Greenwashing dentro das indústrias do papel
Quando falamos de papel e material impresso o cenário é diferente, isso porque realmente se trata de um processo renovável e reciclável. E apesar dos esforços empenhados pelas indústrias do papel e gráficas para manterem essa imagem, ainda existem grandes corporações que praticam o greenwashing com a intenção de estarem no topo, para isso, manipulam as pessoas a acreditarem que o melhor é abandonar os impressos e migrar para o digital.
A vida sem o papel não seria a mesma coisa, ele é, e sempre será a opção mais renovável de comunicação, organização de dados, transporte de produtos, leitura, estudos, entretenimento, dentre outros.
O ciclo renovável do papel beneficia o meio ambiente, gerando mais florestas de árvores cultivadas, reaproveitando matéria prima, e tudo isso sem ter relação alguma com o desmatamento ilegal.
A produção deste material tem consciência ambiental desde o início, por isso é muito importante que ele se mantenha como preferência dos consumidores, que precisam cada vez mais estarem atentos e informados sobre estes golpes ambientais.