fbpx

Gestão escolar atual

Gestão Escolar Atual

Share this post

Um dos itens mais importantes para qualquer a saúde de qualquer instituição de ensino é a gestão escolar. Através dela é possível garantir que processos funcionem de maneira integrada, já que o sucesso de um depende da performance do outro. Por isso a gestão escolar permite que processos e fluxos sejam simplificados e sistematizados, permitindo assim que os custos sejam reduzidos.

Entre os diversas elementos de ação contidas na gestão escolar, dois deles são muito importantes para sua evolução.

1 – O foco deve estar no aluno

Quaisquer que sejam as ações ou iniciativas que a escola desenvolva, a experiência do aluno deve ser o foco. Isso garante um diferencial, além de manter os pais encantados, incentivando a divulgação boca a boca da escola.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no seu artigo 22, é tarefa da escola “[…] desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Esta uma parte do artigo nos leva ao segundo item muito importante na gestão escolar.

2 – Alinhamento com novas tecnologias de apoio

Estar atento aos novos recursos educativos e saber como utilizá-los podem potencializam a sua gestão escolar. Os sistemas de gestão são uma boa alternativa nesse quesito, pois permitem automatizar diversas atividades como: emissão de boletos, manutenção de históricos escolares e até gestão de impressão de material didático (livros e apostilas). Seu objetivo é ser um facilitador, identificando e eliminando gargalos burocráticos e permitindo que gestores, professores e orientadores foquem no que mais importa: os alunos.

Fazer automatização da gestão escolar é uma realidade na educação, seja ela do Ensino Básico, Médio, Técnico ou Superior, pois auxiliam de forma positiva na manutenção da saúde escolar e ajudam a embasar as decisões dos diretores.

LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *