fbpx

Evasão de alunos em cursos EAD

Os alunos os a continuidade nos cursos EAD

Share this post

O que leva os alunos a se matricularem e não darem continuidade nos cursos EAD?

Essa é uma pergunta e um assunto que deixa os donos das instituições que oferecem este tipo de ensino muito preocupados, isso porque a resposta nem sempre é a mesma, cada escola possui uma maneira de oferecer seus conteúdos aos alunos,  e cada aluno possui suas particularidades na absorção destes conteúdos. Acredita-se que este conjunto de fatores é o ponto inicial das desistências dos cursos, que em sua maioria acontece nos primeiros semestres.

Trazendo este cenário para a situação atual que nos encontramos, em que todos os tipos de ensino estão sendo obrigados a migrar para o EAD, pode-se dizer que estas desistências estão acontecendo porque os alunos não se sentem satisfeitos com as aulas, e não acham que vão ter o mesmo resultado que teriam se estivessem fazendo o curso presencial.

Falta de tempo, interesse, apoio, recursos e materiais, vem sendo colocado como fatores prejudiciais que os alunos estão tendo nesta pandemia. Eles não se sentem como estudantes e ficam preocupados em pensar que o futuro deles está sendo prejudicado pela falta da sala de aula.

Esta nova metodologia exige muito do aluno, na gestão do seu tempo para estudo e no seu interesse em assistir às aulas.  Para facilitar a adaptação e complementar os estudos, as instituições devem oferecer todo apoio necessário, não só por parte dos educadores e professores, como também o material didático impresso.

É muito relevante que o aluno tenha em mãos este material, para acompanhar as aulas e as explicações dos professores, fazer atividades e exercícios, realizar a leitura do conteúdo onde estiver a qualquer hora, e fazer anotações direto no material didático. Aumentar a qualidade e criar vínculos é a forma de manter seus alunos satisfeitos até o final do curso.

Conheça a iPressnet, a solução mais inteligente para gestão dos seus materiais; acesse www.ipressnet.com.br.