fbpx

Economia circular

Do berço ao berço

Share this post

“Do berço ao berço” – Mas afinal o que é Economia Circular?

Economia circular baseia-se em repensar e redesenhar a produção dos produtos, garantindo o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais, ou seja, possibilitar o aproveitamento máximo dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo.

Ser circular não é apenas reciclar, é repensar a maneira de consumo, de forma que toda cadeia envolvida no processo de uso dos produtos, trabalhe em prol da sua restauração e reutilização total.

O termo “Do berço ao berço” (cradle to cradle ou C2C), é uma associação deste processo, visualizando de forma circular o início da cadeia de produção (recursos naturais/matéria prima) até a sua volta as indústrias (reparo/redistribuição).

Economia circular é eliminar o velho conceito de “lixo”, e passar a aproveitar cada parte do produto que deve ser repensado para isso. E assim, reverter danos ambientais como o aquecimento global, poluição, e uso irregular de matéria virgem.

Com o objetivo de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes, ser circular é melhorar as condições de saúde dos seres humanos e animais, preservar o meio ambiente, e contribuir para o crescimento econômico e da população.

Aplicar o consumo consciente e descarte adequado de resíduos, é só o início deste processo que envolve todos nós. Repensar os nossos hábitos e o nosso compromisso com o planeta, assegurando as próximas gerações e melhorando a saúde e qualidade de vida atualmente.