fbpx

Coronavírus – É possível a transmissão através de superfícies de papel?

É possível a trasmissão do coronavírus através do papel?

Coronavírus – É possível a transmissão através de superfícies de papel?

 

Quando falamos sobre transmissão de coronavírus, sempre há dúvidas e principalmente receios. Algumas destas dúvidas estão relacionadas ao vírus em si e outras à sobrevivência do mesmo nas superfícies que temos contato no nosso dia-a-dia, como por exemplo os nossos queridos impressos (Livros, Revistas, Jornais, etc). 

 

Quanto tempo o vírus pode sobreviver nas superfícies de papel? 

A Two Sides Brasil, realizou um levantamento de informações baseados em estudos sobre o potencial de transmissão do vírus em determinadas superfícies, entre elas papel, papelão, plástico e embalagens. Então, se você é um amante do papel como nós e tem receios sobre a contaminação através deste material, essa leitura é pra você.

Em um destes estudos, em especial um realizado pelo The Lancet1, foi constatado que nenhum vírus infeccioso poderia ser recuperado de papéis de impressão e lenços de papel após 3 horas de incubação, sendo mais resistente em superfícies lisas como, vidros (até 4 dias), aços e plástico (até 7 dias). 

A Public Health England2 também afirma que a fabricação do papel e o processo de impressão no mesmo, diminuem e muito as chances de uma contaminação acontecer, pois o material em si não é um local propenso para o vírus, uma vez que papel e papelão são porosos, têm menor potencial que superfícies lisas.

Estas pesquisas trazem resultados positivos em relação a contaminação por meio de materiais derivados da celulose, mas não descartam a obrigação de tomarmos as medidas preventivas necessárias para a não contaminação e propagação do vírus. 

Então “paper lovers” não se preocupem, continuem aproveitando e consumindo ao máximo seus impressos, tomando todos os cuidados. Confira as pesquisas completas através do site: twosides.org.br.

 

1The Lancet – Science Direct, 2020. Estabilidade do SARS-CoV-2 em diferentes condições ambientais. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666524 720300033

2Public Health England, 2020. Orientação para auxiliar os profissionais na orientação ao público em geral. https://www.gov.uk/government/publications/novelcoronavirus-2019-ncov-guidance-to-assist-professionals-inadvising-the-general-public/guidance-toassist-professionalsin-advising- o público em geral

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *