fbpx

COVID-19: Transmissão através de superfícies de papel?

transmissão do coronavírus

Share this post

É possível a transmissão através de superfícies de papel?

Quando falamos sobre transmissão de coronavírus (COVID-19), sempre há dúvidas e principalmente receios. Algumas destas dúvidas estão relacionadas ao vírus em si e outras à sobrevivência do mesmo nas superfícies que temos contato no nosso dia-a-dia, como por exemplo os nossos queridos impressos (Livros, Revistas, Jornais, etc).

Quanto tempo o vírus pode sobreviver nas superfícies de papel?

A Two Sides Brasil, realizou um levantamento de informações baseados em estudos sobre o potencial de transmissão do vírus em determinadas superfícies, entre elas papel, papelão, plástico e embalagens. Então, se você é um amante do papel como nós e tem receios sobre a contaminação através deste material, essa leitura é pra você.

A Public Health England² também afirma que a fabricação do papel e o processo de impressão no mesmo, diminuem e muito as chances de uma contaminação acontecer, pois o material em si não é um local propenso para o vírus, uma vez que papel e papelão são porosos, têm menor potencial que superfícies lisas.

Estas pesquisas trazem resultados positivos em relação a contaminação por meio de materiais derivados da celulose, mas não descartam a obrigação de tomarmos as medidas preventivas necessárias para a não contaminação e propagação do vírus.

Então “paper lovers” não se preocupem, continuem aproveitando e consumindo ao máximo seus impressos, tomando todos os cuidados. Confira as pesquisas completas através do site: twosides.org.br.

1 – The Lancet – Science Direct, 2020. Estabilidade do SARS-CoV-2 em diferentes condições ambientais. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666524 720300033

2 – Public Health England, 2020. Orientação para auxiliar os profissionais na orientação ao público em geral. https://www.gov.uk/government/publications/novelcoronavirus-2019-ncov-guidance-to-assist-professionals-inadvising-the-general-public/guidance-toassist-professionalsin-advising- o público em geral