fbpx

Consumo Consciente

Consumo Consciente

Planejamento do consumo, economia de recursos naturais, reciclagem e práticas sustentáveis são a base do consumo consciente, também conhecido como consumo sustentável.

Pensar no cenário de compra como um todo, equilibrando satisfação pessoal, com o bem estar da sociedade atual, e a qualidade de vida das gerações futuras.

A forma mais fácil e rápida de avaliar esse cenário, seria através do auto questionamento, isso é responder algumas questões básicas e se basear em suas respostas na hora de realizar uma compra.

Porque estou comprando? você realmente precisa de determinado produto, há uma necessidade de compra imediata.

Tenho condições de comprar agora? em relação a parte financeira, você possui dinheiro para comprar esse produto, de forma consciente, sem gerar dívidas e encargos futuros.

De quem estou comprando? O fabricante possui responsabilidade socioambiental na produção dos seus produtos, ou seja, se preocupa com o meio ambiente, com seus funcionários e com a fabricação do produto como um todo.

Como descartar o que não uso mais? realmente não há chances de reutilizar o que já possui, reformando ou até mesmo transformando-o para outra utilidade, se não há, recicle.

Quando tomamos decisões conscientes, minimizamos os impactos que nosso consumo gera no planeta, e colaboramos na economia do uso de recursos naturais, fora que realizando todas essas pesquisas, temos a certeza de estar tomando a melhor decisão de compra, adquirindo o melhor produto, com o melhor preço e com qualidade superior.

Ser adepto do consumo consciente é se preocupar muito além do que só o preço, é consumir apenas o necessário e tornar esse pensamento parte da sua vida cotidiana e compartilhar esse ideal, com o intuito de conscientização.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *